top of page

A Mentira Infantil Como saber distinguir entre o que é normal e o que pode se transformar em problem


Os pais se preocupam quando percebem que os filhos começam a inventar histórias e mentiras acerca da ocorrência de situações que nitidamente soam como falsas. Imediatamente um questionamento pessoal se inicia acerca da existência de alguma falha na educação dada à criança. Alguns mais desinformados se insuflam com raiva da criança tomando atitudes que muitas vezes mais prejudicam que ajudam e resolvem o problema. Veremos adiante algumas definições, bem como entendimento que objetiva ajudar pais e educadores a lidar com a mentira na Infância.

Segundo Broyer (1975), “A mentira é essencialmente uma afirmação contrária à realidade dita por um indivíduo a outro com a finalidade de o induzir em erro.” A mentira faz parte do cotidiano e torna-se importante a atenção a sinais que podem ajudar a detectá-la como sinais não verbais, inconsistências e sinais faciais.

A mentira é sem dúvida o ato de falsear a realidade, e nasce muitas vezes do isolamento intelectual ou afetivo da pessoa que mente, que por vezes se fecha no seu mundo porque se considera incompreendida pelos outros. A ausência ou dificuldade na expressão de afetos no meio familiar é em muitos casos, causa da mentira que pode se tornar patológica. A rigidez e punição excessiva, bem como a falta de limites podem gerar aquilo que tornar se um problema.

Especificamente no caso da criança, os pais e educadores precisam ter cautela na forma de abordar a mentira. A criança entre três e seis anos normalmente apresenta muitas fantasias nas quais ela realmente acredita. Ela pode realmente acreditar que ela é a Cinderela e que seu príncipe encantado lhe deu um presente e veio conversar com ela. Mas ela pode começar a usar isto para justificar os objetos que traz da escola que são de outras crianças. A isto os pais precisam estar atentos.

A partir dos cinco/seis anos de idade a mentira freqüente bem como a fantasia excessiva podem ser indicadores de que algo não vai bem e que seu filho ou aluno pode estar precisando de ajuda, tornando-se uma mentira compulsiva. A mentira eventual também deve ser olhada com cuidado, pois se for estimulada pode também virar um hábito que gera problemas. Cabe aos pais ensinar o certo e errado e mostrar as conseqüências decorrentes da mentira.

Precisamos entender que as crianças mentem por diversas causas segundo Durandin in Broyer (1975): por brincadeira, para fazer mal a alguém, para evitar desgostos, para proteger um grupo, por interesses, para não se sentir inferior, pelo prazer de enganar alguém, por timidez, para evitar punições e enfim para ser acreditada.

É importante que pais e educadores desde cedo estimulem uma interação transparente e verdadeira com as crianças, o velho olhar “olho no olho”, que desenvolvam a percepção dos sinais da mentira, a busca do entendimento sobre a função da mentira para aquela criança em determinado momento e principalmente se a mentira se torna hábito. A postura dos próprios pais e da família frente à mentira também deve ser avaliada. Enfim, conheça a seu filho, conheça a si mesmo. Estas posturas são fundamentais na prevenção do que pode vir a tornar-se a mentira patológica.

Referências bibliográficas: Portella e Bastos in www.cpafrj.com.br – 21/08/2011 Falandodaeducaçãoblogspot.com. – 21/08/2011


Por Trás do Blog
Leitura Recomendada
Procurar por Tags
Nenhum tag.
Siga "PELO MUNDO"
  • Facebook Basic Black
  • Twitter Basic Black
  • Google+ Basic Black
bottom of page